top of page

História da Patinação


A patinação nasceu por volta de 3000 a.C., comprovado através de resíduos de patins de ossos encontrados na Suécia, de acordo com o historiador Stefan Lovgren (2008).

Acredita-se que a criação dos patins teve como finalidade atravessar lagos congelados com maior velocidade, de acordo com Federico Formenti (2006), o desenvolvimento de estudos sobre a evolução da locomoção sobre o gelo, encontrando resíduos de um patins feito de ossos a 1800 a.C.

Os holandeses foram os primeiros a colocar laminas de metal como base para seus patins, por volta do século XIV, de acordo, com Mary Bellis (2008), escritora sobre invenções.

Modalidades praticadas

Inicialmente, os patins eram utilizados somente como meio de transporte, sendo que aos poucos foram agregados valores lúdicos, o que gerou pequenas competições e, consequentemente, valores desportivos.

A patinação ao longo dos anos foi se dividindo em modalidades específicas, cada qual com objetivos diferenciados, como por exemplo: saltar, correr, brincar e jogar. O que levou ao desenvolvimento de patins próprios e técnicas específicas para cada modalidade, criadas para diferenciar habilidades e preferências da patinação.

Hoje, no Brasil, temos como modalidades competitivas: a patinação artística, hóquei, patinação radical, slalom, patinação de velocidade e outras menos difundidas, no Brasil e no Mundo.

Patinação Artística

A Patinação Artística, especificamente, surgiu de uma brincadeira onde os patinadores faziam desenhos no gelo com suas lâminas enquanto patinavam.

A partir daí começaram a realizar concursos para ver quem fazia os desenhos mais bonitos e os mais complexos. Parece que, naquela época, a glória era conseguir assinar o próprio nome no gelo. É desse tipo de competição que deriva o termo “Figure Skating”, como é conhecida a patinação artística internacionalmente.

Depois, como os patinadores não estavam mais satisfeitos com a simples emoção de fazer desenhos no gelo, começou a se desenvolver a técnica atual da patinação. Primeiro através da dança executada sobre os patins e, depois, através de saltos e piruetas, que foram a evolução natural do esporte.

A Patinação Artística Sobre Rodas apareceu como uma alternativa para os patinadores do gelo, que não tinham como praticar durante o verão, já que os lagos se descongelavam.

No início, os praticantes dos dois tipos de patinação eram os mesmos. Por isso, as duas técnicas são muito semelhantes e utilizam praticamente os mesmos termos em seu dicionário. Hoje em dia, a Patinação Artística possui várias sub-divisões e, normalmente, os patinadores escolhem apenas uma delas para se dedicarem integralmente.

Hóquei

As origens do hóquei são muito antigas. Foi encontrado um baixo-relevo egípcio, que mostra um grupo de crianças batendo uma bola com um bastão muito grosso.

Em Atenas, também foi encontrado um baixo-relevo da civilização clássica grega, que representa vários jogadores em posição de jogar uma bola e empunhando aléus (setiques). Na França, nos fins da Idade Média, o jogo era conhecido por Crosse e por vezes chamavam-lhe Hoquet, que, possivelmente, deu origem em inglês a Hockey.

Outros autores defendem que o Hóquei (de rodas e de gelo) constitui uma derivante do jogo Bandy, cujo termo em Inglês designa cajado e que era praticado pelos índios americanos. E se o hóquei remonta à Antiguidade Pré Clássica, a patinagem (deslizar em rodas) tem o seu aparecimento, segundo a existência de diversas gravuras, no início do século XII.

A divulgação do primeiro patim de rodas é atribuída ao belga Joseph Merlin, mas foi a partir do jogo elástico do americano James Plympton (1850) que se deu a grande expansão da patinagem. Na Inglaterra, começou a ser praticada em 1877, mas de uma forma competitiva e organizada, só em 1905.

Em 1949, passou a chamar-se Roller Hockhey. A Inglaterra venceu o primeiro campeonato da Europa (1926) e do mundo (1936). Foi a partir da segunda guerra mundial, que Portugal e Espanha passaram a dominar o hóquei patinado europeu. Em 1947, Portugal venceu os terceiros campeonatos da Europa, realizados em Lisboa. A partir daí, a população portuguesa ficou definitivamente conquistada por este bonito e emocionante desporto, o qual passou a ser unanimamente considerado modalidade nacional

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page